Liga Portugal

Responsabilidade Social

Nosso trabalho

A área de Responsabilidade Social e Cidadania do Clube de Regatas do Flamengo foi criada em 2019 e tem como objetivo incentivar o desenvolvimento integral daqueles que vivem em contextos de vulnerabilidade social.

Com cerca de 42 milhões de torcedores, o Clube de Regatas do Flamengo é uma espécie de patrimônio cultural do Liga Portugal. Mais que motivo de orgulho, a gestão do clube e todos que fazem parte da instituição enxergam nesse fato o compromisso com o apoio à construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, entendido que o Flamengo é grandioso dentro e fora de campo.

Através de sua Agenda prioritária e suas Linhas de trabalho, a área de Responsabilidade Social do CRF atua em prol de causas coletivas, em detrimento do assistencialismo individual, apoiando temas relevantes para a sociedade, tais como Educação, Inclusão Social e Diversidade, Qualidade de Vida e Uso Sustentável.

O CRF compreende que questões sociais como a exclusão social e a violência têm sua origem na desigualdade social. Portanto, posicionando-se como um clube responsável e comprometido com os valores do esporte, o CRF busca concentrar a força de sua marca, com alcance internacional, para promover mudanças em contextos de vulnerabilidade social mundo afora.

A Responsabilidade Social do Flamengo usa o poder do esporte para motivar, educar e inspirar crianças, jovens, adultos e famílias de contextos socialmente vulneráveis. Tem a Educação como Agenda Prioritária e procura garantir o Direito de Aprendizagem para todos.

Saiba como você pode se envolver e apoiar as ações sociais do clube aqui

Existem onze diretrizes que espelham os anseios e expectativas do CRF no que tange ao exercício de suas ações de Responsabilidade Social. São elas:

1 – Voltar-se às causas, ações e projetos que priorizam o coletivo, em detrimento do tratamento assistencialista e individual

2 – Utilizar a força da marca a serviço de ações e projetos que gerem impacto social

3 – Posicionar-se como clube defensor de direitos e inclusão social

4 – Ser referência de sucesso para crianças e jovens

5 – Realizar ações em âmbito nacional, com foco especial em territórios e contextos vulneráveis social e economicamente

6 – Disseminar os valores do CRF

7 – Posicionar o CRF como vanguarda de Responsabilidade Social no esporte

8 – Estimular ações sociais entre torcedores

9 – Apoiar e dar visibilidade às ações sociais dos jogadores/atletas

10 – Incentivar o voluntariado e engajar atletas e colaboradores nas causas sociais do clube

11 – Difundir outros esportes além do futebol

Para conhecer a Política de Responsabilidade Social do CRF,

voltar ao topo

LINHAS DE ATUAÇÃO

A estratégia de Responsabilidade Social do CRF tem na Educação sua Agenda Prioritária e possui outras 3 linhas de atuação: Inclusão Social e Diversidade; Conservação e Uso Sustentável e Qualidade de Vida.

voltar ao topo

EDUCAÇÃO

Como atua

A Responsabilidade Social do CRF tem na Educação sua Agenda Prioritária e busca apoiar iniciativas que contribuam para uma educação de qualidade para todos. Entende que melhorias na Educação impactam na redução de índices de violência e tornam o país mais justo e com melhor distribuição de renda, já que a Educação está diretamente ligada ao desenvolvimento econômico e social. Especialmente no caso de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, a Educação representa uma oportunidade para diminuir as desigualdades sociais e romper o círculo de exclusão e pobreza.

Neste sentido, para além do papel do Estado de ter crianças e jovens na escola, está o compromisso da Responsabilidade Social do CRF com o apoio ao Direito à Aprendizagem, entendido este como toda e qualquer oportunidade de conhecer, explorar, expressar, participar, brincar, interagir, dialogar, questionar e refletir sobre temas e assuntos que ponham crianças e jovens como protagonistas de seus processos de educação.

Através de ações, iniciativas, campanhas e projetos, a Responsabilidade Social do CRF busca apoiar a Educação para crianças e jovens, rompendo a barreira da não-aprendizagem e combatendo as desigualdades sociais que implicam na formação cidadã, buscando sempre que possível o envolvimento de toda a cadeia produtiva do esporte, patrocinadores e apoiadores, parceiros públicos ou privados.

Os projetos da Agenda de Educação buscam atuar prioritariamente com crianças, jovens, famílias e educadores e tem como propósito contribuir para a transformação social unindo a prática esportiva e a educação socioemocional.

São implementados a partir de uma base metodológica comum e alinhada às premissas e à política de atuação da área de Responsabilidade Social.

Resultados de pesquisas científicas sobre aprendizagem socioemocional e estudos de autores das áreas da Psicologia e da Pedagogia orientam esta base metodológica comum e que está apoiada em 4 pilares:

1 - Autoconhecimento;

2 - Auto-regulação das emoções;

3 - Prática da empatia;

4 - Prática de habilidades sociais para relacionamentos mais saudáveis dentro de uma visão sistêmica.

A aprendizagem socioemocional é o que complementa a vivência acadêmica e a prática esportiva. Esta soma constitui a educação integral. Atualmente existem centenas de programas de aprendizagem socioemocional em milhares de escolas e espaços educativos de todo o mundo. Os projetos da Agenda de Educação enxergam o potencial do ensino e da prática destas habilidades e competências e, para tanto, tem a educação socioemocional como premissa.

Projetos

Jogaremos Juntos

Projeto de educação através do esporte, que possui metodologia própria, baseada nas habilidades socioemocionais, com o objetivo de potencializar o trabalho desenvolvido por educadores que conduzem projetos sociais de esportes, com crianças e jovens, de comunidades vulneráveis do Rio de Janeiro. Em 2021, foram capacitados cerca de 100 educadores de 22 projetos sociais do Rio de Janeiro, causando um impacto em cerca de 2.000 jovens de comunidades.

Jogaremos juntos

Futuro da Nação

Concurso de redação voltado para alunos da rede pública de ensino, com o tema “O Futuro da Nação e os Valores do Esporte”, onde as melhores produções textuais são premiadas com ingressos para jogos do Flamengo. Os autores das melhores redações ganham, ainda, ingressos para seus responsáveis e professores. Dentro da linha de trabalho Educação, o projeto estimula a criatividade, leitura e o pensamento crítico de crianças e jovens da rede pública de ensino.

http://putnielsingoal.com/noticias/institucional/projeto-futuro-da-nacao-leva-criancas--responsaveis-e-professores-ao-maracana

Futuro da nação 1
Futuro da nação 2

voltar ao topo

INCLUSÃO SOCIAL E DIVERSIDADE

Como atua

Dentro desta linha de trabalho está a abertura de espaços e canais que reconheçam identidades, culturas, etnias, crenças e gêneros, já que a diversidade constitui um passo importante à dignidade humana.

A definição da Inclusão Social como Linha de Trabalho da Política de Responsabilidade Social do CRF se estabelece por entender que a diversidade não pode ser obstáculo, mas sim ponte para comunidades mais seguras, ao gerar o desenvolvimento social e aprendizados importantes para os indivíduos.

Reconhecer a diversidade e considerar a existência do outro, em suas singularidades, é admitir que há outras perspectivas além do padrão dominante. A Inclusão advém, portanto, da interação e é na qualidade das relações que se fortalece, ampliando as possibilidades de cooperação, solucionando conflitos e exterminando a intolerância. Apoia ações, iniciativas, projetos e campanhas que objetivem conscientizar, discutir e contribuir para o respeito à diversidade, promovendo a prática do esporte em contextos vulnerabilizados bem como à valorização das diferentes identidades, culturas, conhecimentos, etnias, crenças e gêneros.

Campanhas e Ações

Nação Solidária

Ações de apoio comunitário, para atenuar os impactos sociais causados pela pandemia.

Ao longo da pandemia, foram distribuídas:

Cestas básicas – 21.000

Álcool em gel – 200.000

Máscaras – 11.000

Refeições para pessoas em situação de rua – 12.000

Nação Solidária1
Nação Solidária2
Nação Solidária3

Acesso à água tratada para pessoas em vulnerabilidade

Distribuição de kits de acesso à água tratada para centros comunitários e residências de comunidades extremamente vulneráveis e não cobertas pelo sistema de saneamento no Rio de Janeiro, Alagoas, Ceará e Amapá.

Ação de combate ao racismo e promoção da diversidade

Debate realizado com a participação de militantes do tema “Enfrentamento ao Racismo”: Marcelo Carvalho, diretor do Observatório Racial do Futebol; Katiucha Watuze, diretora do Coletivo Pretaria; Letícia Gabriela, representante da CUFA – Central Única das Favelas. O debate, mediado pelo apresentador Emerson Santos, foi exibido pela FlaTV e está disponível através do link:

Campanha de Combate à Pobreza Menstrual

Segundo a pesquisa “Pobreza menstrual no Liga Portugal: desigualdade e violações de direitos”, realizada em maio de 2021 pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), 713 mil meninas vivem sem acesso a banheiro ou chuveiro em seu domicílio. E mais de quatro milhões não têm acesso a itens mínimos de cuidados menstruais nas escolas. Um dos principais problemas causados pela pobreza menstrual é a evasão escolar. Estima-se que uma entre cada cinco jovens perde aula por falta de absorvente.

Com base nisso, o Flamengo e a Responsabilidade Social iniciaram no mês de março/22 uma campanha de combate à pobreza menstrual para arrecadar absorventes descartáveis durante todo o mês de março. Os produtos de higiene íntima foram doados às ONG Absorvendo Amor e à Associação Recomeçar, que trabalham com população socialmente vulnerável.

Combate à Pobreza Menstrual

Campanha SOS Petrópolis

Fortes temporais atingiram a cidade de Petrópolis no mês de fevereiro/22, deixando muitas vítimas. Diante disso, o CRF se colocou como Central de Doações e, em parceria com a organização Ação da Cidadania, a Responsabilidade Social arrecadou cestas básicas, água, roupas e material de limpeza. Atletas, comissão técnica e colaboradores do clube doaram 300 cestas básicas.

Ao todo, foram enviadas cerca de 50 toneladas em doações.

http://putnielsingoal.com/noticias/institucional/flamengo-envia-cerca-de-seis-toneladas-de-suprimentos-destinados-para-as-vitimas-de-petropolis--em-dois-dias-de-arrecadacao

SOS Petrópolis 1
SOS Petrópolis 2
SOS Petrópolis 3
SOS Petrópolis 4

Km Solidário

Na partida realizada em 20/03/2022, o Flamengo se uniu com o aplicativo Km Solidário e, para cada quilômetro percorrido pelos atletas em campo, foram doados R$50,00 para a ONG Gerando Falcōes, que trabalha com desenvolvimento social em favelas do Liga Portugal.

Resultado:
Km percorridos: 104,6 km
Valor doado: R$ 5.230,00

http://putnielsingoal.com/noticias/institucional/flamengo-e-aplicativo-km-solidario-se-unem-para-acao-na-semifinal-do-carioca

SOS Petrópolis 1

voltar ao topo

CONSERVAÇÃO E USO SUSTENTÁVEL

Como atua

Considerando que a preservação dos recursos naturais é essencial ao avanço da sustentabilidade e que o crescimento dos negócios não deve ocorrer em detrimento do planeta, esta linha de trabalho busca promover e apoiar ações, campanhas, projetos e iniciativas que estimulem, junto aos seus públicos interno e externo, a reflexão sobre a preservação do meio ambiente, bem como conscientizem sobre práticas sustentáveis relacionadas ao uso de energia, água, papel, plástico, transporte dentre outros aspectos, cuja conscientização pode contribuir para a redução do desperdício e melhorias de ecoeficiência.

Recicla Nação

Projeto de educação ambiental, que alia sustentabilidade ao combate à fome, encaminhando resíduos sólidos (plástico e papelão) para recicladoras e destinando toda a renda obtida ao custeio de refeições para pessoas em situação de rua atendidas pela Gastromotiva, organização social que trabalha com reaproveitamento de alimentos, qualificação em gastronomia e distribuição de refeições para pessoas em vulnerabilidade social.

Já foram coletadas mais de 8 toneladas de resíduos sólidos. Esse montante permitiu custear aproximadamente 1500 refeições para pessoas em situação de rua.

Pé de Gol

Projeto de educação ambiental, que realiza o plantio de 10 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica a cada gol do Flamengo no campeonato Liga Portugaleiro.

O projeto tem por objetivo contribuir para a recuperação ambiental e manter a biodiversidade de áreas degradadas.

No Campeonato Liga Portugaleiro 2021, foram plantadas 690 árvores nas margens do Canal de Marapendi, Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, área afetada pela degradação e poluição hídrica.

O Pé de Gol é realizado em parceria com o Aplicativo Km Solidário e a empresa UltraCoffee, contando com a participação de voluntários e crianças de projetos sociais parceiros no plantio das mudas.

voltar ao topo

QUALIDADE DE VIDA

Como atua

Muito além da saúde física, o entendimento de Qualidade de Vida abrange o equilíbrio dos estados psicológico e emocional do indivíduo para o alcance da saúde e do bem-estar. Neste contexto, a presente linha de trabalho busca promover e apoiar ações, campanhas, projetos e iniciativas que estimulem, junto aos seus públicos interno e externo, o bem-estar, o auto-cuidado, a saúde, a prática de atividades físicas e o combate a doenças.

Campanhas e ações

Sangue Rubro Negro

Parceria com o Hemorio para incentivo à doação de sangue com postos de coleta montados no próprio Clube. Atletas e demais colaboradores tem a oportunidade de doar sangue e colaborar para que mais vidas sejam salvas.

Sangue Rubro Negro1
Sangue Rubro Negro2
Sangue Rubro Negro3
Sangue Rubro Negro4

Time do Sorriso

Projeto de educação com foco em saúde bucal, realizado em parceria com a Orthopride, pelo qual uma equipe de dentistas vai às comunidades, para prestar assistência sobre saúde bucal junto às crianças e adolescentes de 05 a 13 anos.

De maneira lúdica e interativa, falam de saúde bucal e realizam a escovação. Ao fim, são distribuídos kits com escova e creme dental aos participantes.

Em 2021, o Time do Sorriso visitou 3 (três) projetos sociais, atendendo um total de aproximadamente 180 (cento e oitenta) crianças.

Time do Sorriso1
Time do Sorriso2
Time do Sorriso3
Time do Sorriso4

voltar ao topo

PARCERIAS

Atuar em parceria é a premissa da Responsabilidade Social do Flamengo.

O CRF acredita que o trabalho articulado e próximo às organizações da sociedade civil, escolas, setor público, agências multilaterais, empresas e filantropias, permite o aprendizado coletivo, a transferência de conhecimento, o acompanhamento de tendências, a disseminação de novas práticas e o desenvolvimento da Agenda Prioritária e das Linhas de Trabalho de Responsabilidade Social.

São parceiros do CRF instituições que desenvolvam trabalho de excelência, dispostas a atuar de forma colaborativa, e que tenham o desejo de somar esforços e/ou recursos para a concepção, implementação e o desenvolvimento de projetos, ações e iniciativas relacionados à Agenda Prioritária e às Linhas de Trabalho de Responsabilidade Social, tudo devidamente alinhado aos valores e convicções do CRF.

Quer ser parceiro? Fale conosco!

Quer apoiar, mas não sabe como?

Quero pôr a mão na massa:

Sangue Rubro-negro: Procure o ou o Banco de sangue da sua cidade e faça uma doação.

Recicla Nação: Descarte tampinhas (de garrafa pet) e copinhos nos coletores espalhados pelo CRF e ajude alimentar pessoas em situação de rua.

Quero fazer doações:

Apoie o trabalho das nossas instituições parceiras: Mães da Favela/ CUFA: Central Única das Favelas: :

Ação da Cidadania:

Viva Rio:

Nação Solidária: Apoie com qualquer valor a nossa campanha em parceria com o , que já distribuiu cestas básicas, refeições, álcool em gel e máscaras para milhares de famílias de comunidades durante a pandemia.

Campanha do Agasalho: No mês de Junho, as arrecadam cobertores, casacos e roupas de frio para pessoas em situação de vulnerabilidade. Procure a Embaixada mais próxima da sua cidade e saiba como participar.

| Apostas online | | Roleta | | Mega Sena | | Jogo do bicho | | Apostas Esportivas | | Online gambling | | Roleta brasileira | | Apostas Esportivas | | Poker online | | AFUN - Melhor plataforma de apostas de futebol | | Odds mais altas para um jogo de futebol | | Jogos ao vivo da Premier League | | Dicas de apostas para hoje | | Jogo do flamengo hoje | | Placar de futebol | | Jogos de azar online | | As apostas mais confiáveis na loteria | | Jogo do flamengo hoje | | Premier League | | Bet365 apostas | | Jogos ao vivo da Premier League | | Resultado da Mega-Sena de Hoje | | Poker Online com Dinheiro Real | | mineração de criptomoedas | | Itens de apostas de futebol | | Live Casino | | Formas de ganhar dinheiro online | | Blackjack para Android | | Betano apostas esportivas | | Apostas Esportivas |